AULA 31- TABELAS


Categories :

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar um pouquinho sobre as tabelas.

Para começar, pense:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa ou entrevista?

  • Já participaram de uma?

  • Se sim, como organizaram os dados coletados?

  • Que situações em nosso dia a dia podem nos levar a realizar uma pesquisa?

Todas as vezes que fazemos uma pesquisa ou entrevista, podemos registrar os resultados num quadro com linhas e colunas que chamamos de tabela.

Na tabela sempre deverá ter as informações que fizemos em nossa pesquisa.

Vamos ver um exemplo:

Foi perguntado para as crianças da sala de aula  do 3º ano:

Qual brincadeira você mais gosta?

Escolha apenas uma opção:

  (   ) queimada

  (   )futebol

  (   )polícia e ladrão

  (   ) esconde-esconde

Das 10 crianças entrevistadas, as respostas foram as seguintes:

( 3 ) queimada

( 2 ) futebol

( 1 ) polícia e ladrão

( 4 ) esconde-esconde

Para ficar mais fácil de ver estas informações, colocamos todos estes dados numa tabela:

Brincadeira  favorita do 3º ano

Brincadeiras

Quantidade  de votos

 Queimada

3

 Esconde-esconde

4

 Polícia e ladrão

1

 Futebol

2

Total de alunos

10

Desta forma, fica muito fácil verificar tudo que foi pesquisado e as respostas dos participantes.

Vamos então exercitar! Observe a tabela abaixo e responda as perguntas em seu caderno:

a) Qual fruta foi mais votada?

b) Qual fruta recebeu o menor número de votos?

c) Houve empate? Quais as frutas e quantidades de votos recebidos?

d) Qual o total de alunos que participou desta pesquisa?

⇒ Teste sua interpretação de tabelas e gráficos no jogo abaixo:

Até a próxima aula!

 

17 thoughts on “AULA 31- TABELAS”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *