3. Carta x E-mail
Categories :
Tags:5º ano - Português
Olá pessoal, como vocês estão? Esperamos que estejam todos bem!
Hoje vamos conhecer um pouco mais os Gêneros Textuais: Carta e E-mail.
Vamos começar com o que veio primeiro: a Carta!
Por definição Carta é um texto usado para se comunicar com outra pessoa em que, a pessoa que envia a Carta é conhecida como remetente e a pessoa que a recebe é conhecida como destinatário.
Esse meio de comunicação foi eficaz durante muito tempo, mas com todas as mudanças que aconteceram no mundo nos últimos anos, a Carta acabou sendo repensada e adaptada para os dias atuais.
Se antes quem levava a carta do remetente ao destinatário era o carteiro, por exemplo, hoje esse percurso acontece graças à internet e através da ferramenta de E-mail. Essa por sua vez tem essencialmente o mesmo princípio da Carta: de remetente e destinatário.
Como a intenção da carta é sempre a de se comunicar ou comunicar algo, ela terá várias finalidades como: carta aberta, uma mensagem pessoal ou de trabalho, entre outras. Assim a principal característica da carta pessoal é que ela não segue um modelo pronto. Entretanto, não significa que ela não tenha suas peculiaridades, que é: quando em meio físico (aquela que o correio leva de uma pessoa para outra) exibe no topo a data em que foi escrita, a saudação inicial e o selo da empresa e a data do despacho (esses dois últimos já não são tão comum hoje em dia, quanto já foi)
Já no meio eletrônico (aquela que é usada na troca de e-mails) traz no topo a data em detalhes, inclusive o horário de envio. O corpo do texto é inserido no espaço padrão do programa onde é escrito e seus programas também facilitam o armazenamento da mensagem.
Olha só essas imagens que mostram um exemplo de carta pessoal e de e-mail:
Eu gostei
Ameiiiiiiiiiii
gostei
Fiz
GOSTEI
Muito bom
Amei.
Ameiiii
Gostei
Fiz
lgl
legal.