13. Nômades modernos????


Categories :

Usualmente são os povos do tipo caçadores-coletores ou pastores, mudando-se a fim de buscar novas pastagens para o gado, quando se esgota aquela em que estavam. Os nômades não se dedicam à agricultura e frequentemente ignoram fronteiras nacionais na sua busca por melhores pastagens. Por milhares de anos, os povos nômades (não ficam em um lugar fixo) povoaram as mais diversas e remotas regiões do planeta, vivendo da caça, criação de animais e outras atividades. O nomadismo ainda é realidade nos dias de hoje para alguns grupos étnicos. Obviamente que as mudanças climáticas e econômicas alteraram a rotina desses povos, mas alguns grupos conseguiram manter parte de seus traços culturais milenares.

Ciganos

Uma das minorias étnicas mais marginalizadas do mundo, os ciganos foram perseguidos desde a chegada do grupo étnico na Europa, no período da Idade Média. Em plena época de domínio da Igreja Católica no continente, eles eram considerados “diabólicos” e “pecaminosos”, especialmente por causa do estilo de vida, vestimentas, espiritualidade e também por ser um povo bastante festeiro.

Também não há dados concretos a cerca da história desse povo, inclusive sobre a sua origem, mas a tese mais aceita pelos ciganólogos (estudiosos do tema) menciona que eles vieram da Índia. Algumas evidências explicam essa relação com os povos indianos, como as semelhanças entre o idioma Romani (falado pela maioria dos ciganos) com o sânscrito, além das roupas coloridas das mulheres e traços físicos, como o tom de pele.
Os ciganos no Brasil, conhecidos também como boêmios e quicos (em Minas Gerais e São Paulo), provém, principalmente, dos grupos calé ibérico, ciganos portugueses e ciganos espanhóis, também conhecidos como gitanos.

Banjara (ciganos da Índia)

Esse grupo étnico, em geral, se concentra basicamente ao norte do território indiano. Conhecido como “cigano da Índia”, essa minoria é bastante marginalizada e vive em condições extremamente precárias. Os banjaras eram historicamente pastores, comerciantes e transportadores de mercadorias nas regiões do interior da Índia, para os quais usavam barcos, carroças, camelos, bois, burros e, às vezes, o cavalo relativamente escasso. O modo de transporte dependia do terreno; por exemplo, camelos e burros eram mais adequados para as terras altas, que as carroças não podiam negociar, enquanto os bois eram capazes de progredir melhor em áreas úmidas de planície. A dança do fogo e a dança Chari são as formas de dança tradicionais dos Banjaras. O

Beduínos

Um dos grupos étnicos mais antigos da humanidade, os beduínos são árabes que vivem em desertos do Oriente Médio e Norte da África, especialmente. O termo “beduíno” deriva do plural de árabe badawī, que significa nômade, bem como das palavras albedu (habitantes das terras abertas) e albeit (povo da tenda). De toda forma, é uma palavra usada para designar os habitantes nômades do deserto desde tempos muito antigos. Devido ao clima desértico em que vivem, precisam se deslocar entre os oásis existentes no deserto para sobreviverem. Os beduínos aproveitam essas viagens para praticar o pastoreio e o comércio, que são as principais atividades realizadas pelos beduínos.

Aborígenes australianos

Considerados os primeiros habitantes da Austrália, os aborígenes estão por aquelas terras há pelos menos 40 mil anos e são descendentes dos povos africanos. Os Aborígenes correspondem a 1% da população australiana. Alguns vivem em aldeias no deserto, outros moram em bairros periféricos das grandes cidades. Em razão da grande discriminação, muitos não conseguem emprego formal e recebem auxílio do governo. Alguns conseguem contribuições da população, tocando nas ruas da cidade o didgeridoo, um instrumento de madeira que produz um som forte parecido com o apito de um navio.

10 thoughts on “13. Nômades modernos????”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *