2. Revoluções Industriais – Moldaram a trajetória do mundo


Categories :

A primeira revolução industrial, ocorrida nos meados de 1765 e iniciada na Inglaterra, teve como marco a mecanização dos processos – ou seja, a invenção de máquinas para acelerar e substituir o trabalho humano.

Fundamentados na extração de carvão como nova fonte de energia, foram iniciados os modos de produção em larga escala, com a utilização de máquinas a vapor e invenção de novos sistemas de transporte, como locomotivas – também movidas a vapor.

No início da segunda a revolução industrial, a tecnologia começou a se desenvolver em um ritmo acelerado. Com o surgimento da eletricidade e petróleo como novas formas de energia, a partir de meados de 1870, iniciou a segunda revolução industrial. A utilização destas novas energias e o desenvolvimento das indústrias químicas e do aço resultou na evolução e criação de novos inventos, como automóveis, telefones e rádios.

Estes avanços foram possíveis graças ao desenvolvimento da indústria, baseado em grandes fábricas que recebiam apoio financeiro e político para seu avanço, além dos modelos de organização e produção industrial elaborados por Taylor e Ford.

A terceira fase da Revolução Industrial ocorre no meio do século XX. Chamada de Revolução Técnico-científica, foi apresentada logo após a Segunda Guerra Mundial. Trouxe novos tipos de indústrias que envolvem o campo científico como a indústria eletrônica, cibernética, biotecnologia, petroquímica, aeroespacial e química.

Com esses novos tipos de indústrias no mercado, houve avanço tecnológico, lançando novos produtos e serviços. A capacidade de produção em uma quantidade menor de tempo aumentou, mudando toda a forma de comunicação que já existia.

A Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, é uma atualização das revoluções industriais anteriores. Consiste em uma alteração drástica nos meios de produção por meio da utilização de tecnologias avançadas. Internet das coisas, biologia sintética, impressoras 3D, algoritmo, 5G, nanotecnologia, big data, realidade aumentada, I.A. (Inteligência Artificial) aliada à robótica são processos que consolidam esta nova etapa industrial. Desta forma, as telecomunicações e equipamentos estão cada vez mais interligados no sentido de fazer convergir estas inovações. Assim a Quarta Revolução Industrial, que tem como uma de suas principais características a fusão entre o mundo físico e o virtual.

15 thoughts on “2. Revoluções Industriais – Moldaram a trajetória do mundo”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *