BEM, VOCÊ JÁ VIU EM OUTRAS ATIVIDADES QUE AS PESSOAS TEM MUITAS DIFERENÇAS ENTRE SI, MAS TODAS PODEM REALIZAR AS MESMAS ATIVIDADES. E CADA PESSOA ENCONTRA UM JEITINHO PARA FAZER AS COISAS QUE GOSTA.
NO VÍDEO ABAIXO VOCÊ VAI CONHECER UMA MÚSICA QUE FALA SOBRE AS DIFERENÇAS, DA ARTE EDUCADORA MARGARETH DAREZZO:
VOCÊ OBSERVOU QUE A ARTISTA INTERPRETOU A MÚSICA UTILIZANDO GESTOS COM AS MÃOS?
ESSA É A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, QUE TAMBÉM É CHAMADA DE LIBRAS.
ESSA LÍNGUA É UTILIZADA PARA A COMUNICAÇÃO DE PESSOAS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, QUE SÃO SURDAS. ATRAVÉS DELA, ESSAS PESSOAS PODEM SE COMUNICAR COM OUTRAS PESSOAS.
VEJA NA IMAGEM ABAIXO UM ALFABETO EM LIBRAS:
QUE TAL PRATICAR UM POUCO?
TENTE SOLETRAR SEU NOME UTILIZANDO A LÍNGUA DE SINAIS.
E DEPOIS, REALIZE ESTA ATIVIDADE ABAIXO:
AGORA VAMOS CONHECER OUTRA FORMA DE COMUNICAÇÃO, ESSA É UTILIZADA PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, PESSOAS QUE SÃO CEGAS OU TEM BAIXA VISÃO: O BRAILE.
É UTILIZADO PARA REPRESENTAR A ESCRITA, UM ALFABETO IGUAL ESSE AO LADO, COM PONTINHOS PARA REPRESENTAR AS LETRAS. NO PAPEL, A IMPRESSÃO É FEITA DE MODO QUE OS PONTINHOS FIQUEM SALIENTES, PARA QUE AO TOCAR COM OS DEDOS DAS MÃOS, A PESSOA POSSA SENTIR A TEXTURA E FAZER A LEITURA.
OU PODEM SER APRESENTADOS OS TEXTOS ATRAVÉS DE ÁUDIOS.
TUDO VAI DEPENDER DA SITUAÇÃO E DO LOCAL.
TUDO ISSO NOS FAZ PENSAR EM COMO AS PESSOAS PRECISAM SE ADAPTAR PARA REALIZAR AS MESMAS ATIVIDADES, E ACABAM DESENVOLVENDO OUTRAS PERCEPÇÕES E AGUÇANDO OUTROS SENTIDOS DO CORPO.
VOCÊ SABERIA DIZER QUAIS SENTIDOS AS PESSOAS SURDAS PRECISAM DESENVOLVER MELHOR E ACABAM UTILIZANDO MAIS PARA CONSEGUIREM REALIZAR SUAS ATIVIDADES?
E AS PESSOAS SURDAS?
REFLITA SOBRE ISSO E DEPOIS ENVIE UM ÁUDIO PARA SUA PROFESSORA COM SUA IDEIA SOBRE ESSA QUESTÃO.
PARA CONHECER UM POUCO SOBRE OS SÍMBOLOS QUE SERVEM PARA IDENTIFICAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS AUDITIVAS E VISUAIS, OU LOCAIS QUE POSSUEM RECURSOS QUE AJUDAM PESSOAS COM ESSAS DEFICIÊNCIAS, CLIQUE NOS BOTÕES ABAIXO, E PEÇA PARA ALGUÉM LER PARA VOCÊ:
AGORA PARTICIPE DESSE JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE ALGUNS SÍMBOLOS DE ACESSIBILIDADE.
VEJAM TAMBÉM NO LIVRO NOVO PITANGUÁ CIÊNCIAS, NAS PÁGINAS 30 E 31, ALGUMAS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE AS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS POSSAM SE LOCOMOVER, SE COMUNICAR E EXPLORAR TODOS OS ESPAÇOS COM AUTONOMIA.(NÃO PRECISA RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2.)
DEPOIS VÁ PARA AS PÁGINAS 33 E 34 DESTE MESMO LIVRO E REALIZE AS DUAS ATIVIDADES PROPOSTAS, E ENVIE A FOTO PARA SUA PROFESSORA.
Feito
Atividade feita.
Feito
Muito legal ??
QUE BOM QUE GOSTOU!
Tarefa realizada por Rebeca Alice
PARABÉNS REBECA!
Atividade feita
MUITO BEM LOHANA!
✔
ATIVIDADE FEITA
QUE ÓTIMO ALICE!
GOSTEI DA ATIVIDADE❤?
É MUITO BOM SABER DISSO!
feito.
VOCÊ FAZ TUDO DIREITINHO!