O termo diásporatem a ver com dispersão e refere-se ao deslocamento, forçado ou não, de um povo pelo mundo. Foi largamente utilizado para nomear os processos de ‘dispersão’ dos judeus entre os séculos 6 a.C (cativeiro na Babilônia) e o século XX (perseguições na Europa). Além da diáspora judaica, outros processos diaspóricos são importantes para a compreensão das relações históricas e sociais entre os povos ao longo do tempo. Nesse sentido, é importante para nós, enquanto brasileiros e latino-americanos, destacar a diáspora africana.
A diáspora africana é o nome dado a um fenômeno caracterizado pela imigração forçada de africanos, durante o tráfico transatlântico de escravizados. Junto com seres humanos, nestes fluxos forçados, embarcavam nos tumbeiros (navios negreiros) modos de vida, culturas, práticas religiosas, línguas e formas de organização política que acabaram por influenciar na construção das sociedades às quais os africanos escravizados tiveram como destino. Estima-se que durante todo período do tráfico negreiro, aproximadamente 11 milhões de africanos foram transportados para as Américas, dos quais, em torno de 5 milhões tiveram como destino o Brasil.
Assista o vídeo criado pela Cindy para entender melhor:
fonte – http://www.palmares.gov.br
No seu livro de história;
TODAS AS CORES DO NEGRO
Selecionamos um vídeo especial para finalizar esse #DESAFIO, ele mostra o livro da Arlene Holandra – TODAS AS CORES DO NEGRO e termina com uma reflexão muito importante sobre o RACISMO.
agora é com você
19 thoughts on “161º #DESAFIO – A diáspora africana”
Feito
Feito, que triste o video
Muitas reflexões…
FIZ E GOSTEI
Terminei
Terminei professora
Terminei prof
Feito
Ok professora ?❤️?
feito
Feito
FEITO
FEiTO.
FEITO ???
Eu fiz
Feito
feito
Feito
Oi Juan, mande uma mensagem para a professora Sabrina, ela vai ajudar você!