AULA 31- TABELAS
Categories :
Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vamos falar um pouquinho sobre as tabelas.
Para começar, pense:
-
Vocês sabem o que é uma pesquisa ou entrevista?
-
Já participaram de uma?
-
Se sim, como organizaram os dados coletados?
-
Que situações em nosso dia a dia podem nos levar a realizar uma pesquisa?
Todas as vezes que fazemos uma pesquisa ou entrevista, podemos registrar os resultados num quadro com linhas e colunas que chamamos de tabela.
Na tabela sempre deverá ter as informações que fizemos em nossa pesquisa.
Vamos ver um exemplo:
Foi perguntado para as crianças da sala de aula do 3º ano:
Qual brincadeira você mais gosta?Escolha apenas uma opção:( ) queimada( )futebol( )polícia e ladrão( ) esconde-esconde |
Das 10 crianças entrevistadas, as respostas foram as seguintes:
( 3 ) queimada
( 2 ) futebol
( 1 ) polícia e ladrão
( 4 ) esconde-esconde
Para ficar mais fácil de ver estas informações, colocamos todos estes dados numa tabela:
Brincadeira favorita do 3º ano
Brincadeiras |
Quantidade de votos |
Queimada |
3 |
Esconde-esconde |
4 |
Polícia e ladrão |
1 |
Futebol |
2 |
Total de alunos |
10 |
Desta forma, fica muito fácil verificar tudo que foi pesquisado e as respostas dos participantes.
Vamos então exercitar! Observe a tabela abaixo e responda as perguntas em seu caderno:
a) Qual fruta foi mais votada?
b) Qual fruta recebeu o menor número de votos?
c) Houve empate? Quais as frutas e quantidades de votos recebidos?
d) Qual o total de alunos que participou desta pesquisa?
⇒ Teste sua interpretação de tabelas e gráficos no jogo abaixo:
Até a próxima aula!
Feito
Legal
Fiz ???
Gostei desa atividades
Feito?
Feito
Gostei ??
Amei a aula de hoje 3D
Feito
ok feito
Feito
de 7 eu acertei 5 mas está bom
Feito gostei ??
Feito
Oiiiiii
Feito,adorei
Feito