Sigla muito empregada, as ONGs são um tipo de entidade cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. As ações do poder público, como bem sabemos, nem sempre são suficientes e, por isso, todo engajamento da sociedade civil conta.
Uma organização não governamental (ONG) é uma instituição que não pertence a um governo, ou seja, é uma instituiçãoprivada mas que não têm fins lucrativos, sendo assim do chamado 3º setor.
As ONGs atuam em várias áreas, podendo ser ligadas à causa do meio ambiente, DA EDUCAÇÃO, da saúde, do trabalho, da reforma agrária, dos direitos dos animais, da proteção das minorias (indígenas, negros, mulheres, crianças, pessoas em condições de rua etc.) e de outros grupos que necessitem de assistência que não é provida pela iniciativa privada ou pelo governo.
Organizações governamentais
Ao contrário das ONGs, as organizações governamentais são entidades mantidas pelos governos: Federação, estados ou municípios. As organizações governamentais recebem, diretamente, verbaspúblicas destinadas ao cumprimento de seu efetivo trabalho em prol das áreas em que elas atuam.
Como atua uma organização não governamental
Organizações não governamentais atuam em áreas vulneráveis, ou seja, que não recebem o apoio devido (ou não recebem apoio algum) dos governos. Elas são instituições privadas, fundadas por pessoas físicas que requerem para essas organizações um certificado de pessoa jurídica (CNPJ, no caso do Brasil), e atuam como empresas que não têm fins lucrativos.
Criada em 1950 pelo Dr. Renato da Costa, médico especialista em Ortopedia, a Associação de Assistência à Criança Deficiente se tornou a grande referência no tratamento de pessoas com deficiência física no Brasil.
Defender a cidadania e a infância de crianças e adolescentes é a missão da ONG. Em 2015, por exemplo, a Fundação beneficiou 268.743 crianças e esteve presente 19 projetos espalhados pelo Brasil.
É uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde. A agência exerce o controle sanitário de todos os produtos e serviços (nacionais ou importados) submetidos à vigilância sanitária, tais como medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue, hemoderivados e serviços de saúde.
O grande objetivo do FNDE é transferir recursos financeiros e prestar assistência técnica aos estados, municípios e ao Distrito Federal, para garantir uma educação de qualidade a todos.
11 thoughts on “6. ONGs: o que são e por que são importantes? ?????”
Ameiiiiiiiiiii. Demais ( ꈍᴗꈍ)
Muito legal
Legal
Feito
Feito
amei muito
GOSTEI
Feito
Feito!! Amei d+!!!!?
Eu goste
Não. Intendo.