14. Os problemas das grandes cidades brasileiras ?


Categories :

O rápido crescimento urbano no país criou diversos problemas que, ainda hoje, estão
sem solução definitiva. Vejamos alguns problemas importantes:

Trânsito caótico: Na maioria dos grandes centros urbanos do Brasil, o serviço de transporte coletivo é ineficiente. Não há ônibus, trens ou metrô de qualidade suficiente para transportar toda a população, o que resulta em atrasos e superlotação. Por isso, muitas pessoas optam pelo meio de transporte particular, aumentando o número de veículos nas ruas e ocasionando grandes congestionamentos

As moradias e a infraestrutura precárias: Boa parte da população de baixa renda vive na periferia dos grandes centros urbanos. Muitas vezes, as residências encontram-se em áreas de risco, como encosta de morros ou margem de rios e córregos. Nessas regiões da cidade, é comum a falta de serviços de infraestrutura, como redes de esgoto, pavimentação das vias e iluminação pública, problemas de saúde. Além disso, um número insuficiente de creches e escolas.

A poluição e o lixo urbano: As grandes cidades brasileiras enfrentam sérios problemas ligados à poluição do ar, ocasionada por gases tóxicos lançados pela frota de automóveis, pelas chaminés das fábricas ou pela queima de lixo. É alarmante também, a poluição das águas dos rios por causa do lançamento de esgoto e rejeitos industriais. Além disso, o lixo gerado nas residências nem sempre têm o destino adequado: muitas vezes é depositado a céu aberto e diretamente no solo, contaminando as águas subterrâneas.

6 thoughts on “14. Os problemas das grandes cidades brasileiras ?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *