13. Desigualdade Social ?
Categories :
Tags:5º ano - Geografia
Olá pessoal, vamos falar de coisa séria agora…
Vocês sabem o que é desigualdade?
E o que é desigualdade social?
No Brasil existem desigualdades sociais?
Escreva em seu caderno o que pensa sobre essas questões.
A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.
Quero que observem a gravura acima, depois responda em seu caderno: Qual seria o tema desta foto? Descreva o que você vê nesta foto? Qual seria a maior diferença encontrada nesta foto? O que mais chamou sua atenção nessa imagem? O que você imagina quando viu esta imagem? Que outras diferenças são possíveis imaginar que existem pensando na imagem?
Apresentamos à vocês alguns gráficos para mostrar como se reflete a desigualdade social.
Vejam.
Causas e Consequências
O Brasil é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo, atrás apenas de nações africanas. O resultado é o retrato do contraste entre bolsões de pobreza e riqueza no país…. Segundo relatório de ONU as principais causas da desigualdade social são:
Falta de acesso à educação de qualidade;
Política fiscal injusta;
Corrupção;
Baixos salários;
Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, educação, transporte público e saneamento básico.
Os maiores exemplos de desigualdade social no Brasil
A desigualdade social no Brasil, é marcada pela distribuição desigual de renda, basta uma simples observação sobre a sociedade em que vivemos, clique nos itens abaixo:
Favelização
Desigualdade alimentar
Saneamento básico
Saúde pública
Cultura
Empregabilidade
Favelização
O cenário habitacional é um forte indício da condição de desigualdade. O aglomerado de casas, em grande parte construídas nos morros, contrasta com as mansões e as casas em condomínios fechados. As favelas não passam por qualquer tipo de planejamento e as casas tendem a aumentar à medida que as famílias crescem. Por outro lado, isso não acontece com as casas nobres, as quais são cuidadosamente projetadas.
Desigualdade alimentar
Há pessoas que não têm condições para comer o mínimo necessário. Muitos passam fome, decorrendo daí quadros de desnutrição e muitos casos de mortalidade infantil. Por outro lado, existe uma fatia da sociedade cuja quantidade e, especialmente, a qualidade dos alimentos, é garantida diariamente.
Saneamento básico
A realidade da falta de esgoto sanitário, do tratamento de distribuição de água, faz parte do cotidiano de milhares de brasileiros. Esse é um problema presente nas periferias e mais evidente na região norte do Brasil, mas que passa ao lado da classe alta brasileira, em cujos locais habitados e frequentados estão garantidos o tratamento dos esgotos e a coleta do lixo.
Saúde pública
Os mais pobres recorrem aos hospitais públicos, deparando com a falta de profissionais e a falta de materiais e de medicamentos. Enquanto isso, os mais ricos recorrem aos hospitais privados ou clínicas. Neles a gestão de recursos geralmente é mais eficaz e há tecnologia para assistir a necessidade dos seus pacientes.
Cultura
A população mais favorecida tem mais oportunidade para usufruir de uma variedade alargada de atividades. São exemplos: viagens, concertos e visitas a museus e exposições.
Esses acessos, infelizmente, são restringidos a uma grande parte da população brasileira. Isso porque certas atividades têm um grande peso no orçamento de uma família e, assim, entram na lista das prioridades menores, que acabam não sendo usufruídas.
Acontece que essas atividades aumentam a qualidade de vida das pessoas, além de que alarga o seu nível cultural.
Empregabilidade
Gostei
Feito! Amei d+!!!
legal
GOSTEI
Fiz e gostei
Fiz
Eu adorei